Quem somos

CON_quem_somos

O Observatório da Marcha das Margaridas é um Transformatório.

E porque? Porque as Mulheres do Campo e Floresta nunca se esgotam naquilo que é comum. Sob o lema de Observar para Transformar, as mulheres do campo e da floresta construíram coletivamente a ideia de um Observatório que, para ser um Transformatório, precisaria se construir e reconstruir continuamente, deveria revelar o movimento dinâmico da Marcha das Margaridas na sua capacidade mobilizatória e na qualidade de sua inserção política.

É nesse sentido que afirmamos: visibilizar para Transformar; acompanhar para Transformar, articular para Transformar.

A transformação neste Observatório é uma transformação que revela um projeto de sociedade, uma visão de mundo pelas lentes do feminismo e que afirma insistentemente a necessidade da justiça, da soberania dos povos e das mulheres, da igualdade e da liberdade para todas/os.

A construção desse site se por lado é um legado de reuniões das mulheres trabalhadoras rurais refletindo a necessidade de manter viva e atualizada a pauta da Marcha das Margaridas, por outro lado foi possível devido a parceria e apoio da Oxfam para sua construção.

A OXFAM é uma confederação internacional de 17 organizações que atuam em mais de 90 países. Ao longo de seus 50 anos de história no Brasil, a OXFAM contribuiu para o fortalecimento do terceiro setor no país, tendo apoiado organizações de base comunitária em áreas rurais e defendido os direitos humanos e a justiça econômica. A OXFAM acredita que se velhas crenças mudarem e as mulheres passarem a desempenhar maior liderança, elas podem se livrar da situação de violência em que vivem. Neste espírito a OXFAM apoia a Marcha das Margaridas como exemplo de ação que fortalece a ação das mulheres no reconhecimento de seus direitos.

O Observatório da Marcha das Margaridas nasce, portanto, no compromisso primeiro de contribuir para o processo de negociação da pauta da Marcha das Margaridas e no acompanhamento da sua efetivação na vida das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta.
É também uma estratégia política para dar continuidade à agenda constituída em torno da pauta, bem como uma chance de articular diferentes atores interessados num projeto de desenvolvimento mais justo e sustentável e na realidade das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta deste país.

Para isso, disponibilizamos grande quantidade de material – documentos, pautas, respostas do governo, fotos, vídeos, entre tantas outras coisas – para dar a dimensão da complexidade e da amplitude que alcança a Marcha das Margaridas, e para criar o espaço articulatório e de acompanhamento vitais para essa proposta.

Somos um Transformatório. Visibilize, Acompanhe, Articule: seja você também este Transformatório!

como_funciona_new

Fotos