Mulheres na Contag

CONCENTRACAO-TRAT-1024x655

A história da CONTAG construída ao longo dos seus 50 anos traz a marca das lutas por democracia e igualdade, fortalecida com a sindicalização e participação das mulheres trabalhadoras rurais, articuladas a partir da década de 80 e que se consolidou fortemente na década de 90.

As mulheres trabalhadoras rurais fortaleceram a agenda política sindical na luta pela reforma agrária, por políticas para a agricultura familiar, direitos dos assalariados e assalariadas rurais, dentre outros, e trouxeram um conjunto de novas questões à plataforma sindical. Questões relacionadas à saúde e direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à violência, formação política e educação do campo, ampliação da participação sindical com destaque para a juventude, na perspectiva da superação de todas as formas de discriminação e desigualdade, passaram a integrar a plataforma sindical e de forma crescente foram ampliadas e qualificadas.

Nesse percurso histórico a implementação da política de cotas de no mínimo 30% de mulheres nos cargos de direção, que completa 15 anos neste ano, significou um passo importante para democratizar o movimento sindical ao garantir a participação efetiva das mulheres. Ao completar 50 anos, a CONTAG assume o compromisso de implantar a paridade na sua direção e em todas as instâncias a partir de deliberação do 11º Congresso, que significa um avanço na construção da igualdade e no combate a qualquer forma de discriminação. O MSTTR assume a igualdade de gênero como princípio básico que deve ser buscado em todas as políticas e ações desenvolvidas pelo movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A criação da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais em 2009 antecedida por uma Coordenação de Mulheres que integrou a estrutura da CONTAG desde 1995, teve papel fundamental para impulsionar e coordenar a agenda das mulheres juntamente com a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, composta por representantes de todas as federações.

A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais é um espaço articulatório privilegiado composto por lideranças – coordenadoras estaduais de mulheres de cada uma das federações ligadas a CONTAG. Presidida pela secretária nacional de mulheres trabalhadoras rurais da CONTAG, a CNMTR é a promotora da Marcha das Margaridas e responsável por fazer todo o diálogo nacional se capilarizar nos estados, municípios e comunidades de todo o Brasil, bem como colaborar no processo inverso, de trazer para o âmbito nacional as demandas, debates e especificidades do local.

Nesse desafio de unir o local e o nacional, a CNMTR assume a importante tarefa de congregar, organizar e priorizar as demandas das mulheres trabalhadoras rurais no caminho de fortalecer o movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais e a concretização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Conheça as integrantes da CNMTR e o trabalho que realizam em seu estado: