Estudos Acadêmicos e Observatórios

CONCENTRACAO-TRAT-1024x655

Seria difícil imaginar ou conceber o Observatório da Marcha das Margaridas sem um espaço para o diálogo com as Universidades e seus núcleos de pesquisa. Se por um lado não se trata de prever ou indicar de forma fechada caminhos ou possibilidades de uma articulação mais estreita das mulheres do campo e da floresta com a academia, por outro, é importante destacar o potencial criativo e político que articulações dessa natureza podem revelar e construir.

É fato que os movimentos sociais, enquanto campos de pesquisa, são muito importantes para as Universidades, bem como é notório o crescente interesse de lideranças e coletividades nas produções acadêmicas, seja para simplesmente conhecer, para olhar a própria história de uma perspectiva de sistematização, ou para participar efetivamente do debate.

Pulsando possibilidades de conexões e articulações de diferentes atores, as Margaridas convidam você para entrar em contato com produções que tratam da Marcha das Margaridas, das mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, e também com grupos acadêmicos que possuem linhas de pesquisa nestas áreas.

E se a importância dessas conexões está no cerne da proposta deste Observatório, torna-se fundamental criar o espaço necessário para que o Observatório, ele próprio, conheça e se conecte com outros grupos com a mesma natureza e com sites que realizam trabalhos de interesse das mulheres do campo e da floresta. São Redes de Comercialização protagonizadas por mulheres do campo e da floresta, grupos feministas, grupos de educação popular, movimentos sociais, entre tantos!

Foi assim que organizamos o material abaixo. Em tópicos para facilitar as buscas e procurando abarcar um leque amplo de materiais. E se você não encontrar aqui o seu trabalho, grupo de pesquisa, observatório ou movimento escreva para nós!
Esperamos que mais grupos de pesquisa, pesquisadoras/es se sensibilizem e se inspirem para realizar estudos de relevância social, política e científica junto a Marcha das Margaridas e às Mulheres do Campo e da Floresta.

Estudos / pesquisas sobre a Marcha das Margaridas

Em nosso levantamento foram os trabalhos abaixo que apareceram dentro do espectro de produção sobre a Marcha das Margaridas. Até o momento, localizamos apenas uma dissertação de mestrado, o relatório de pesquisa do IPEA e uma pesquisa realizada pela Secretaria de Mulheres da CONTAG que, apesar de não estar diretamente ligada à Marcha das Margaridas, consideramos importante ser apresentada aqui. Para os trabalhos completos, clique no pequeno resumo de cada trabalho.

Estudos sobre Mulheres Trabalhadoras Rurais

Neste tópico você encontra os resultados do levantamento sobre os estudos com a temática das mulheres trabalhadoras rurais produzidos no Brasil. Abaixo, três estudos que daremos destaque de forma rotativa, um arquivo com uma listagem de levantamento feito pelo MDA, as coletâneas dos Prêmios Margaridas Alves de Estudos Rurais e Gênero realizados pelo NEAD-MDA (1a e 2a edições do Prêmio), as coletâneas dos Prêmios Construindo a Igualdade de Gênero da SPM (edições de 2006 a 2012) onde constam trabalhos inseridas em nossa temática, e outros estudos que não estão nestas listagens acima.

Prêmio Margarida Alves – Coletânea sobre Estudos Rurais e Gênero

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

Outros estudos

Grupos de Pesquisa sobre Gênero e Feminismo e Mulheres Rurais

Destacamos aqui alguns grupos de pesquisa em universidades que trabalham com a temática de gênero e feminismo. São dois arquivos, no primeiro, uma seleção de importantes grupos de pesquisa que tratam da temática do feminismo e dos estudos de gênero e poder.

No segundo arquivo, todos os grupos cadastrados no CNPq filtrados na busca mulheres + rurais ou gênero + rural ou outras combinações próximas.

Observatórios e Sites

Conheça a lista levantada por nós com Observatórios e sites que achamos que serão de interesse das mulheres do campo e da floresta, bem como de pesquisadoras/es e/ou público em geral.

Políticas públicas